Você já ouviu falar sobre licitações privadas? Segundo os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini esse é um modelo de licitação que pode abrir muitas oportunidades para as empresas. No entanto, é preciso saber se essa é uma opção que vale a pena para o seu negócio. Para saber mais sobre este assunto, continue lendo o artigo até o final!
O que são as licitações privadas?
Antes de mais nada, é preciso entender o que são as licitações privadas. Segundo os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, as licitações privadas são processos de contratação de bens e serviços que são regidos por normas específicas, quase que como um leilão onde quem fizer a melhor oferta de preço tem o serviço contratado.
Como funciona?
Para entender melhor como as licitações privadas funcionam é interessante saber que esse modelo de licitação é realizado junto a empresas privadas que costumam ser grandes negócios já estabelecidos no mercado e que são responsáveis por ditar as regras das licitações. Assim, quando os lances são feitos eles passam por um processo bem criterioso de avaliação para que a melhor proposta seja escolhida.
Para você que deseja participar de uma licitação privada, existem três passos muito importantes a seguir. Veja quais são!
- Confira o edital:
De acordo com o empresário Emerson Bernini, um dos primeiros passos a ser dado quando se tem o objetivo de participar de uma determinada licitação privada é conferir o edital da licitação em questão. Para isso, busque conhecer todas as regras, prazos e quais as exigências contratuais do processo.
- Organize a sua empresa:
Além disso, é necessário realizar toda uma organização interna em sua empresa, assim, ela pode se preparar para participar da licitação de maneira mais ágil, eficiente e de forma regular. Ou seja, sem qualquer pendência fiscal ou irregularidade jurídica, algo que pode prejudicar todo o processo de licitação.
- Reúna as documentações:
Nesse terceiro passo a empresária Luciula Santana Bernini acredita ser imprescindível reunir todas as informações e documentações necessárias para participar da licitação. Nesse sentido, reúna os documentos exigidos e separe-os pelas etapas nas quais eles serão solicitados para apresentação. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer com que sua empresa seja escolhida.
Vale a pena participar de licitações privadas?
Uma das grandes perguntas é se realmente vale a pena participar de licitações privadas e, de acordo com os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, essa é uma excelente estratégia de negócio para expandir a atuação de sua empresa no mercado. No entanto, é preciso avaliar com muita cautela se a sua empresa está preparada para realizar um bom trabalho ou não. Por isso, sempre consulte os especialistas na área!