Você já ouviu falar em empreendedorismo social? Segundo o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, o empreendedorismo social é uma forma de negócio que busca resolver problemas sociais e ambientais, com o objetivo de gerar um impacto positivo na sociedade. Assim, os empreendedores sociais identificam desafios sociais ou ambientais significativos e desenvolvem soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentá-los. Acompanhe a leitura para saber mais.
Diferença entre o empreendedorismo tradicional e o empreendedorismo social
O lucro financeiro é um dos pontos centrais na hora de diferenciar o empreendedorismo tradicional do empreendedorismo social. Na forma de empreender com foco no social, o impacto é tão importante quanto a viabilidade financeira. Para Eloizo Gomes Afonso Durães, os empreendedores sociais buscam criar valor tanto para os seus negócios como para a comunidade em que estão inseridos.
Assim, no modelo tradicional o objetivo principal é alcançar retorno financeiro. Por essa razão, nesse caso, a expectativa é que os empreendedores e investidores obtenham ganho financeiro. Segundo Eloizo Gomes Afonso Durães, no empreendedorismo tradicional, o lucro é fundamental para que o negócio se sustente.
Saiba quais são as formas de empreendedorismo social
Dessa forma, os empreendimentos sociais assumem diversas formas, como organizações sem fins lucrativos, cooperativas, empresas sociais ou até mesmo projetos individuais que abordam diversas questões sociais, como pobreza, desigualdade, acesso à educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos, entre outros.
Impactos do empreendedorismo social
O empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, explica que o empreendedorismo social merece muita atenção do setor econômico, pois funciona como um ferramenta para trazer soluções ou amenizar os diversos problemas diariamente enfrentados pela sociedade e consequentemente trazer melhorias para a qualidade de vida dessas pessoas.
Sendo assim, os impactos de um empreendimento social consegue trazer soluções para problemas específicos por meio de modelos de negócios mais sustentáveis, que consigam se manter financeiramente ao longo do prazo, de forma a garantir a continuidade e a expansão do impacto social por meio estratégias de diagnóstico, identificação de oportunidade e criação de uma nova realidade.
Por fim, podemos observar que o empreendedorismo social combina os princípios do empreendedorismo, como inovação, criatividade e busca de oportunidades, com uma visão de impacto social e sustentabilidade. Essa abordagem traz impactos sociais positivos para a sociedade, porque promove mudanças por meio de iniciativas empreendedoras. Caso seja um empreendedor ou deseje se tornar um, não deixe de pensar num modelo de negócio como o empreendedorismo social.