É de conhecimento geral que o agronegócio é o principal provedor econômico do país. Diante disso, o Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves entende que é importante as pessoas saberem como funcionam os ativos rurais, a fim de compreender melhor essa atividade econômica. Quer saber mais sobre os ativos rurais? Continue lendo. 

O que são ativos rurais?

Conforme explica o advogado formado na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, em 2018, Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, os ativos rurais compreendem todos os recursos e territórios rurais que uma determinada empresa controla para realizar suas atividades de produção e obter lucro. 

Ou seja, esses ativos compõem todos os itens presentes em uma propriedade rural que podem ser convertidos em fonte de lucro para um determinado empresário. Portanto, os mesmos consistem na apropriação dos recursos naturais provenientes do patrimônio da propriedade rural, para produzir mercadorias e obter um retorno monetário.

Qual a importância dos ativos rurais para o Brasil?

Ainda, como comenta o intermediário da lei Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, levando em consideração que as principais atividades econômicas brasileiras estão relacionadas às mercadorias produzidas no agronegócio, os ativos rurais desempenham um papel extremamente fundamental para a sociedade brasileira.

Isso porque, os mesmos são responsáveis pela arrecadação de grande parte das taxas tributárias do país, além de render um alto lucro com os serviços de exportações. Também, esse tipo de ativo pode ser convertido em empréstimos financeiros, ou como segurança do pagamento de financiamento feitos pelos agricultores. 

Quais são os principais ativos rurais?

Por fim, como aponta o advogado Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, visto que a economia brasileira é fortemente dependente dos serviços agrícolas, alguns ativos rurais contribuem mais que outros para o aumento dos lucros da nação, tais como os produtos que contém maior taxação tributária em sua comercialização.

Assim, os principais ativos rurais, que mais agregam recursos financeiros tanto para os proprietários, quanto para o governo, são:

  • Atividades pecuárias;
  • Atividades de agricultura;
  • Atividades pecuárias;
  • Plantação de vegetação;
  • Avicultura;
  • Suinocultura;
  • Exploração da apicultura. 

Quer investir no agronegócio? Não deixe de adquirir os principais ativos rurais para essa atividade. 

Share.
Leave A Reply