Como você já deve saber, na área dos investimentos, cada indivíduo possui uma abordagem e um perfil de investimento único. Para Rodrigo Balassiano, diretor da ID Serviços Financeiros, entre esses perfis está o investidor conservador, que busca preservar o capital e minimizar os riscos. Esse perfil é um dos mais comuns, e também o mais fácil de lidar, pois as pessoas que se preservam na área de investimentos costumam lidar bem com a baixa variação.

Neste artigo, conheceremos um pouco mais sobre as características de um investidor conservador e apresentaremos alguns dos fundos de investimento mais adequados para esse perfil. Portanto, se você se considera um investidor mais resguardado e quer saber os melhores pontos para aplicar o seu dinheiro, por que não aproveita para ler esse texto até o final?

Afinal, você conhece o perfil do investidor conservador?

Como mencionamos, o investidor conservador é conhecido por ser cauteloso e priorizar a segurança em seus investimentos. Rodrigo Balassiano aponta que a pessoa que tem esse perfil, busca minimizar a exposição a riscos e é menos propenso a tomar decisões impulsivas. A principal preocupação desse tipo de investidor é a preservação do capital, mesmo que isso signifique abrir mão de retornos potencialmente mais altos.

Características de um investidor conservador

Além disso, o investidor conservador evita investimentos de alto risco e volatilidade, sabe por quê? Ora, ele prefere opções mais estáveis, mesmo que isso implique em retornos mais moderados, além, é claro, de ter uma tendência a buscar um horizonte de investimento de médio a longo prazo, já que normalmente se busca construir algo sólido ao longo do tempo, evitando especulações de curto prazo.

Fundos de investimento para investidores conservadores

Partindo para o que realmente interessa, podemos comentar que um dos melhores fundos para conservadores é o fundo de renda fixa. Conforme explica Rodrigo Balassiano, o fundo de renda fixa é composto por títulos de dívida, como títulos públicos e privados de baixo risco, ou seja, ele é ideal para investidores conservadores, pois oferecem retornos mais estáveis e previsíveis ao longo do tempo.

Depois, há os fundos de crédito privado, que investem em títulos de crédito privado, como debêntures e notas promissórias de empresas. Um ponto interessante é que ainda que eles apresentem um pouco mais de risco do que os fundos de renda fixa tradicionais, ainda são adequados para investidores conservadores que desejam buscar retornos um pouco maiores.

Por fim, os fundos de previdência conservadores, que são voltados para o planejamento da aposentadoria, são ideais para investidores conservadores que buscam um horizonte de investimento de longo prazo, sabe por quê? Conforme pontua Rodrigo Balassiano, eles basicamente oferecem benefícios fiscais e uma abordagem mais segura para a construção de um patrimônio para o futuro.

Bom, dada as dicas de fundos, por que você já não aproveita para investir o seu capital o quanto antes?

Share.
Leave A Reply